Cabeça que não tem Juízo…

Hoje em dia é muito comum a busca por Líderes nos diversos setores da sociedade, sempre surgem livros, artigos, filmes, programas de TV, cursos só para mencionar alguns. Uns dos maiores compêndios de ensino sobre liderança que encontramos, no mundo cristão chama-se Bíblia Sagrada, e um dos líderes de grande influência nas páginas da Bíblia é Moisés, diversos mestres na área de administração e liderança, citam este personagem que influencia, diversos estudantes do assunto liderança.

Moisés deixou registrado no livro de Deuteronômio no seu capitulo vinte e oito uma frase que Deus lhe disse e que ao meu ver tem sido mal aplicado por muitos líderes no seu significado: “Sereis Cabeça e não Cauda“.

Ambos os termos começam com a mesma sílaba, mas têm posições diferentes. Quando olhamos para as mazelas de muitos líderes cristãos, Eu poderia dizer que existem muita “cabeça” vivendo a síndrome de “cauda”, onde ao invés de liderar e pensar no bem do corpo que é uma das coisas que a cabeça faz, fica balançando a esmo como que espantando moscas ou tentando se limpar, mesmo que fustigue o corpo.

Muitos olham o termo ser cabeça como a posição a ser mantida e não o órgão responsável pelo cuidado da proteção do corpo e que busca levá-lo ao seu pleno desenvolvimento. Existe um ditado que diz: “Cabeça que não tem juízo o corpo padece”,e hoje vemos que o corpo chamado igreja padece pela falta de entendimento do papel de ser cabeça que Deus deu aos pastores e líderes que ao invés de promoverem a liderança leiga e a unidade, centraliza em si agindo como déspotas, o corpo chamado família padece pela falta de responsabilidade de muitos pais em treinarem seus filhos para o exercício da cidadania sendo pais ausentes, ou de mães que impedem seus filhos se responsabilizem por seus erros sendo ultra protetoras, o corpo chamado sociedade sofre por causa de governantes que demonstram irresponsabilidade sendo eleitos para representar o povo, mas que usa o cargo ao invés de melhorar a sociedade, simplesmente para enriquecer, se auto-promover, ou governar para uns poucos que lhe ajudam a manter o status, sendo o exemplo da impunidade e corrupção alimentando cada vez mais um ciclo vicioso de corrupção e violência.

O texto bíblico diz: O Senhor fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda. Se obedecerem aos mandamentos do Senhor, do seu Deus, que hoje lhes dou e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo.  Deuteronômio 28:13 .

Estava meditando neste texto e vendo que a promessa foi feita para a nação de Israel e como condição eles deveriam obedecer e seguir cuidadosamente os mandamentos. Como cristão evangélico creio que o princípio estabelecido aqui para o povo de Israel, é válido para a igreja deste século 21, como povo ou nação de Deus, devemos buscar ser obedientes aos princípios estabelecidos por Deus e nos posicionarmos para ser “cabeça” na sociedade, não aquela que falta juízo, mas aquela, que sabe pra que foi chamado e desenvolve uma pratica intencional de vida que agrada a Deus, sendo influentes em cada relacionamento que desenvolvemos na vida, como pais, líderes, irmãos, amigos, professores, pastores, gerentes, diretores, funcionários públicos ou todo e qualquer relacionamentos em que exercemos influência sobre pessoas.

Se temos que viver uma citação que seja deuteronômio 28:13 e não o ditado “Cabeça que não tem juízo…”

Publicado por Blog Fit To Lead Brasil

Eu sou Josué Eduardo, casado com Raquel, pai de 3. Sou Pastor, tradutor e Intérprete sacro, gosto de estudar e ensinar sobre liderança, desenvolvimento pessoal e este blog visa falar sobre liderança em seus diversos aspectos, além de trazer artigos traduzidos ou autoral sobre liderança, mentoria e coaching.

Deixe um comentário